sábado, 22 de maio de 2010

O desperdício na "Escola Tradicional" - John Dewey

Na "Escola Tradicional" constiuída pelo conjunto de instituições escolares que perduravam nos Estados Unidos no final do século XIX "o centro e a base das escolas são os professores e não as crianças", ou seja, existia uma completa dependência dos alunos. Exemplo disso era a organização das salas de aula, preparadas para impor uma ordem em que os alunos ouvem o professor, escrevem e fazem apontamentos. Não havia lugar para cada aluno atuar, agir ou reagir de forma individual. Não existiam atividades práticas que permitissem aos alunos inquirir, criar e construir. A própria ordenação das mesas e das cadeiras favorecia esta fato, ao não permitirem a livre circulação dos alunos na sala.
Dewey declarou que "os alunos absorvem de forma passiva o "material" preparado por autoridades escolares (professores, conselheiros, superintendentes, etc)", devendo ser apresentada "o máximo de matéria no mínimo de tempo possível". Segundo Dewey a "Escola Tradicional" estimulava "a passividade de atitude, o tratamento mecânico das crianças como massas, a uniformidade de currículos e métodos". A passividade dos alunos também era fomentada pelo fato de na sala de aula o professor tratar o conjunto dos alunos como um todo indivisível.
Dewey repudiava o sistema de avaliação da "Escola Tradicional" , que incentiva a competição entre os alunos e referia a este sistema que levava os alunos a considerarem que não deve existir apoio e cooperação entre colegas, porque tal fato poderia incentivar alguns alunos a não se empenharem no trabalho escolar. O autor considerava que a cooperação entre os alunos, a troca livre de ideias, comentários e sugestões são fundamentais para o desenvolvimento das capacidades das crianças.
Dewey considerava que, na "Escola Tradicional, o maior desperdício não é o financeiro ou o de meios, mas sim o da vida dos indivíduos, não enquanto crianças que frequentam a escola, mas tmabém depois da sua "passagem" pela escola devido a uma "preparação inadequada e pervertida". Este desperdício resultados das diferentes instituições escolares; por um lado, do isolamento das várias instituições escolares entre si, e por outro, do isolamento das instituições escolares relativamente à sociedade, ou seja, ao mundo exterior.
O autor refere que esta separação entre os diferentes componentes do sistema escolar está relacionada ao fato de cada um destes componentes terem uma origem, objetivos iniciais e um desenvolvimento próprio.
Dewey considera que, para quebrar o isolamento dos diferentes componentes escolares, estes têm de estar referenciados e em contato com o resto da sociedade e da vida social, sendo esta a única forma de unir os diferentes componentes do sistema escolar entre si.
O isolamento do sistema escolar em relação à sociedade faz com que as crianças não encontrem forma de aplicar na sua vivência do dia a dia o que aprendem na escola, nem de aplicarem na sua aprendizagem escolar a sua vivência não escolar.
Existe, segundo Dewey, uma "separação teórico vs prático, grandemente motivada por questões de ordem social, com consequências muito prejudiciais para o desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades em que estes integram". O isolamento da "Escola Tradicional" em relação ao mundo exterior leva a que os elementos das classes menos privilegiadas considerem as instituições escolares única e exclusivamente como um meio de obter as ferramentas básicas (ler, escrever, cálculos matemáticos simples) que lhes permitirá desenvolver os seus interesses na obtenção de uma atividade profissional. O autor refere que uma das consequências desta separação é o abandono precoce dos alunos do sistema escolar.

1 comentário:

  1. Flávia, muito bom este texto... Porém, senti falta da sua intervenção... O que pensa sobre esta proposta? como você percebe seus pontos de contato com o cotidiano escolar? De que forma esta proposta colabora para um ensino diferenciado, distante da visão tradicional?
    Lembre-se de que fazer a reflexão é pensar a respeito do assunto, procurando se posicionar diante do tema..

    ResponderEliminar