sábado, 22 de maio de 2010

Pesquisa sobre John Dewey





A escola de Dewey era uma escola onde todos eram convidados a encontrar realização pessoal e social na sua atividade diária. Era também um lugar onde estavam os conhecimentos e onde era necessário incluir experiências estéticas (aprópria pintura, a visita a um museu, dão noção de valor estético), contemplativas (pensar sobre as coisas, para pensar sobre o que está acontecendo) e de valores morais.



Dewey considerava que a escola deveria ser um espaço em que as crianças encontrassem oportunidade de adquirir conhecimentos e prátivas úteis para a sua vida individual e comunitária. Se qualquer atividade servia para o aluno aprender, ao professor competia criar e ordenar os materiais. as atividades e as condições da escola.


O princípio fundamental do método didático é concentrar-se em atividades que fomentem bons hábitos de raciocínio.


O método educativo é instrumentalista, porque compete ao professor proporcionar o meio ambiente adequado e fornecer instrumentos.


A educação acontece porque o aluno manipula os instrumentos disponíveis para aprender.


O processo educativo deve começar e estar fundamentado nos interesses da criança; a experiência que a criança realiza na sala de aula é uma oportunidade para estabelecer a conexão entre o pensamento e a ação; o professor deve ser o guia e colaborador dos alunos, mais do que um mestre que propõe tarefas inseridas num conjunto fixo de lições e recitações - a matéria programada. O processo educativo mais adequado é aquele que se baseia em processos de investigação , partindo de situações de dúvidas e de incerteza. A motivação para procurar a solução de problemas, para tentar viver em harmonioa comunitária e sentir-se realizado na escola resulta logicamente do desejo natural de resolver tensões práticas e aliviar dúvidas.

1 comentário:

  1. Flávia, parabéns pela pesquisa. Entretanto, faço uma ressalva. Toda pesquisa envolve busca e leitura. Após estes processos é fundamental que você procure retratar as ideias que foram pesquisadas a partir de suas palavras e de sua compreensão. Assim, você desenvolverá sua capacidade de ler, analisar e reelaborar conhecimentos. Ok?

    ResponderEliminar