domingo, 29 de maio de 2011

Reflexão do Texto sobre Currículo.

Primeira questão- o que o texto focaliza sobre os conceitos de currículo?


Na primeita parte do texto o autor define currículo num plano mais formal, no sentido de organizar a aprendizagem, a partir de numa visao universalista, que no decorrer do trabalho, essa visao não se perde, mais fica como um escopo.
O texto também aborta a tradição técnica do currículo.
O que seria esta tradição técnica?
De acordo com o texto seria todas as experiências vividas pelo os alunos durante a escolarizaçãao, onde os mesmo deveriam alcançar resultados pré-estabelecidos, acho que apenas era consideradas as experiências letivas, as experiências não letivas eram desconsideradas.

Coloquem as impressões que tiveram sobre a primeira parte do texto...Vamos focalizar, por agora, o primeiro item que trata da dicionarização do termo curriculo.


Pacheco relata que o termo currículo foi dicionarizado pela primeira vez, em 1663, porém tinha o sentido de um curso regular de estudos numa escola;universidade. Entretanto, a registro da localização do termo na antiguidade clássica.

O autor nos alerta que a palavra currículo é de origem recente, e quer dizer o mesmo que disciplina, aparecendo como significado de organização do ensino.

No primeiro momento o texto me reportou a vários questionamentos que eu mesma me fazia a respeito de como deveria ser “montado” o currículo, o que deve conter, como deve ser estruturado, organizado, por quem; seria o curriculo montado por uma equipe, ou apenas pelo professor? Enfim, como o curriculo deve ser planejado. Acho que tenho essa dúvida por não ter ainda estagiado. Após ler o texto continuei com essas perguntas sem ter consigo obter algumas respostas.

Antes de ler esse texto tinha uma visão bastante e equivocada a respeito do currículo, pois acreditava que o currículo era focado apenas no ano letivo. E a partir do texto pude compreender que o curriculo além de está focado no ano letivo atual, ele está muito além disso, está focado/preocupado com a formação posterior do aluno. Em como ele será formado também politicamente...

1 comentário:

  1. O currículo escolar tem por objetivo garantir o mínimo que deve ser ensinado. Procura manter um equilíbrio no processo de ensino e aprendizado no Brasil inteiro. É interessante questionar se estes conhecimentos são o mínimo mesmo necessário. E se tem pessoas qualificadas para ensinar.

    ResponderEliminar